top of page

Dona Ciência na luta contra o preconceito racial

  • Foto do escritor: Monica Levy Andersen
    Monica Levy Andersen
  • 21 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21 de março, é uma data importante na luta contra o preconceito racial em todo o mundo. Cabe ressaltar que a luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.


E a Ciência também é espaço para mulher negra? Sem dúvidas, não é uma tarefa fácil ser cientista negra no nosso país. O Brasil, historicamente, construiu uma barreira racial imposta a toda a população negra, em especial para as mulheres, que colecionam memórias de experiências marcadas pela exclusão dos espaços de poder, políticos e acadêmicos. A democracia racial é um belo discurso, mas na prática ainda são muitos os sonhos de aspirantes a cientistas empurrados para escanteio.


Por isso, quero fazer um pedido especial a vocês que curtem a Dona Ciência:

vamos dizer NÃO ao preconceito racial?

1 comentário


Natalia Lucindo
Natalia Lucindo
11 de abr. de 2021

Todos juntos sempre.😍

Curtir
logo_inst_sono_png.png
Logo_Afip_png.png

Conteúdo selecionado pela biomédica Monica Levy Andersen, professora e chefe da disciplina de Medicina e Biologia do Sono do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono de São Paulo.

Mônica_Andersen-3283_editado.jpg
bottom of page